quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Pecados Mortais de Jogos Móveis (ou Deus Abençoe Sprinkle Islands) - Quinta Jogando #3



Em se tratando de jogos para celular, a oferta está em alta. Inúmeros estúdios estão correndo uns por cima dos outros para entregar experiências de alta qualidade por preços baixos ou inexistentes. É como se você fosse a menina mais bonita da night e todo mundo quisesse te levar para o motel. Com tantas opções, os padrões dos gamers aumentaram exponencialmente. Podem me chamar de "mimado" ou "detalhista", mas se o seu jogo comete algum dos pecados abaixo, por favor considere atualizá-lo, de preferência, logo.


8. Inundar a Central de Notificações


Claro, eu POSSO abrir o menu de opções e desativar as notificações se elas estiverem enchendo o saco, mas ainda dá nos nervos baixar um app de telefone que presume que pode interromper a minha vida humana. É mesmo necessário ocupar espaço de notificações com coisas importantíssimas como "o bichinho seiláqual está se sentindo sozinho. Venha brincar com ele"? Não há nada mais embaraçoso a um nível existencial do que descobrir que o meu telefone vibrou não por causa de uma mensagem de alguém querido ou um e-mail importante, mas por causa de um Minion do Meu Malvado Favorito me dando bronca porque eu não joguei o endless runner o bastante. Eles [Minion Rush] consertaram as notificações automáticas nas últimas atualizações do OS, mas a maioria dos jogos ainda tem a PACHORRA de perguntar se eles ainda podem mandar notificações. VAI PRO LIXO.


7. Filminhos Barulhentos Sempre Que o Jogo Abre


Perdão, esse jogo é da década de 90? Ninguém mais se impressiona com o milagre da tecnologia FMV. Uma animação no início é um ótimo jeito de aumentar a expectativa do jogador e imergi-lo na experiência, da primeira vez. Depois disso, é só um negócio tocando alto que nos faz cutucar a tela, irritados, tentando chegar no menu mais rápido. E fica pior ainda se eu estou tentando fazer o nº2 em um banheiro público e ela começa a tocar no último volume. Nada disso teria acontecido se vocês se contentassem com uma tela de apresentação normal! Agora todo mundo sabe que eu cago jogando no telefone! [Até onde eu sei, todo mundo faz isso, mas blz] PRO LIXO.


6. Arquivos Gigantes


Seu jogo pode ser a experiência mais dramática e revolucionária do mundo. Horas e horas de gameplay dinâmico e envolvente somadas a uma narrativa magistral. Tudo isso appresentado em gráficos qualidade HD, dublagem por celebridades e uma direção de arte fantástica. Infelizmente, ele pesa 1.2Gb e o papi precisa desse espaço para podcasts de entrevista engraçaralhos. [Para os BRs, é mais demorar três horas para baixar, eu imagino.] LIXO.


5. Conexão às Redes Sociais ou Conexão Constante


Vou contar a história de um joguinho que eu tinha. Era bem leve e casual, e tornava mas manhãs lotadas no ônibus um pouco melhor. Eu o recomendei para os amigos e até comprei uma coisa ou outra para agradecer pela diversão (aliás, é algo a se fazer com jogos gratuitos, não importa o quanto você é pobre ou criança). Então, depois de uma fatídica atualização, para jogar, eu tinha que estar online. O que era um passatempo se tornou um fantasma inútil quando eu precisava dele no metrô e um buraco negro no meu plano de internet nos outros lugares. Isso não é bom. Não façam isso. LIXO.


4. Não Deixar o Usuário Ouvir Música Durante o Jogo


Escute aqui e preste atenção. O seu jogo pode ser um simulador de realidade virtual imersivo baseado em áudio em que o jogador encarna um veterano da Guerra do Iraque tentando salvar a família de lobisomens, eu ainda vou querer poder ouvir minhas coisas enquanto jogo. Aqui não é a estréia de Cidadão Kane, é o meu telefone e eu faço quanto barulho eu quiser. LIXO.


3. Permissões Sinistras do Android


Isso não te diz respeito se você é um orgulhoso usuário de iOS (eles tomam todas essas decisões irritantes por nós!), mas no Android, você tem que dar permissão aos aplicativos para usarem certas funções e informações do seu celular. Eu só imagino o alerta vermelho do detector de Mentira! de alguém que baixe um clone do Flappy Bird que gere essa janela:




Na melhor hipótese, o jogo vai te enfiar anúncios até no umbigo. Na pior, os desenvolvedores vão roubar sua identidade e usar seu rosto de máscara. LIXO.

2. Telas de Carregamento

Nada quebra mais o frágil estado de fluxo de um jogo móvel do que uma tela de loading. Ela te acerta com um Horiuguem de autoconsciência quando o jogo é interrompido por um minuto inteiro e você percebe que você está em público, literalmente brincando sozinho. Fomos mimados por nossos velhos Game Boys e tijolões Nokia, sempre prontos para alguns minutos de diversão. Se um jogo de celular é tão complicado que precisa de uma barra de progresso, eu fico com a impressão de que os criadores queriam é fazer um jogo de console. LIXO.

1. Todas as Outras Razões Que Criaram a Seção "Jogos de Verdade" na App Store.




Sério mesmo? Precisaram criar uma categoria própria? Se o seu jogo contribuiu para o fato de agora haver uma seção especial de jogos sem microtransações, recargas de vida ou DLCs, eu coloco seu nome na macumba. Se você contribuiu para as pilhas Wall-E-escas de clones "Puzzle Gem Candy Dragon War of Clans", vá pro raio que te parta, porque a noção de pagar uma vez para jogar e não fazer uma série viciante de micropagamentos virou a exceção. Se eu quisesse ficar preso na prisão psicológica de uma caixa de Skinner repetindo a mesma tarefa arbitrária para ganhar recompensas sem sentido, eu continuava jogando Pokémon no 3DS. LIXO.


Fonte: Dorkly.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário