Durante um bom tempo, jogos de realidade aumentada eram a grande tendência para o futuro. Com o Kinect, o Playstation Move e o 3DS, seria possível usar as câmeras dos consoles para ler o ambiente em volta e colocar um jogo por cima. Era a coisa mais f*da de todos os tempos.
Vimos eles serem implementados em alguns pequenos jogos. Tanto o 3DS quanto o Vita podia usar cartas de RA em minigames, geralmente usando a câmera para ler a carta e animá-la dentro do jogo. Alguns joguinhos de captura de monstros saíram para o Vita, mas nunca vingaram. O PlayStation Eye apareceu com o EyePet, que foi uma grande perda de tempo, e o Kinect ficou mais interessado em construir mundos interativos dentro da TV, como Kinectimals.
Desde então, quase não vimos ARGs serem criados. Para onde eles foram?
Todos ouvimos e falamos à exaustão sobre os grande planos para os ARG quando a tecnologia tinha acabado de aparecer. Desenvolvedores falavam em fazer um acordo com a Konami e trazer os duelos épicos de Yu-Gi-Oh! à vida, ou com a Wizards of the Coast e Magic: The Gathering. Outros planos incluíam ser capaz de apontar a câmera para um tabuleiro de Settlers of Catan e fazer o console não só mostrar o placar do jogo, como renderizar prédios bonitos sobre as peças de madeira.
Queremos isso! /\ (Crédito: Otaku Streamers) |
Eu não sei mesmo, sem brincadeira. Será que desistimos deles? Será que decidimos que eles não valiam a pena? Será que eles foram vãs esperanças dirigidas por Peter Molyneux, em que os desenvolvedores prometeram muito mais do que jamais poderiam cumprir?
O que mais me desaponta é o fato que essa tecnologia tem um potencial absurdo com essa onda de plataformas de streaming nos consoles. Imagine: você, mineiro de Valadares e o seu amigo, gaúcho de Pelotas, sentam para jogar uma partidinha de Magic. Vocês miram seus Kinects ou PS Eyes na mesa e um vê a área de jogo do outro. Enquanto vocês usam as cartas, o jogo as anima e fica de olho na pontuação. Não seria fantástico?
Talvez eu seja o único indo para a E3 esperando ver novos ARGs, mas eu acho, de coração, que eles representam um futuro interessante e inovador para a indústria dos games.
Fonte: CheatCC.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário