segunda-feira, 30 de março de 2015

Do Bonde do Chinês Sai Água - Tecno-Segunda #8




Sendo a maior poluidora do mundo, a China pode ter feito por merecer a reputação de lobo mau do efeito estufa. Sendo assim, representantes do governo fizeram muitos queixos irem ao chão ao declararem estar cientes dos efeitos negativos que as emissões de gases estufa têm no aquecimento global, que representa uma ameaça aos projetos de infraestrutura, às produções agrícolas e ao meio-ambiente do país.

Embora estejam relutando em fixar uma meta para as reduções, a China está investindo alto em energia limpa e chegou a ser líder mundial na produção de energia renovável em 2013. Eles geram mais energia eólica que qualquer outro país do mundo e seus investimentos amontam a quase 30% dos investimentos globais em energia limpa. E agora, prosseguindo com sua marcha por tecnologias renováveis, a China acabou de anunciar a produção do primeiro bonde movido a hidrogênio do mundo.

O veículo foi desenvolvido pela Sifang, empresa subsidiária da China South Rail Corporation, e saiu da linha de montagem semana retrasada em Qiangdao, na Província de Shandong. Células de hidrogênio já existem há algum tempo e estão sendo usadas e testadas em vários veículos, ninguém tinha conseguido aplicá-la a bondes ainda.

"A Sifang precisou de dois anos e da ajuda de institutos de pesquisa para resolver problemas tecnológicos chave," disse o engenheiro-chefe Liang Jianying à emissora de notícias Xinhua. Liang, no entanto, não fez nenhuma menção a quando o bonde começaria a funcionar.

Como o site de notícias RT mencionou, bondes movidos a hidrogênio são um meio de transporte muito interessante por vários motivos. O Hidrogênio é extremamente abundante e pode ser extraído de inúmeras fontes, tanto renováveis quanto não-renováveis, Além disso, veículos com células de hidrogênio não emitem nenhum poluente, somente água. O novo veículo também vai ajudar a reduzir os custos de operação, já que um tanque tem rendimento de 100 quilômetros e pode ser enchido em três minutos.

"O comprimento médio das linhas de bonde na China são de 15 quilômetros, ou seja, cada tanque consegue fazer três idas e voltas sem reabastecer," Liang disse.

Fonte: IFLScience

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