quinta-feira, 14 de maio de 2015

A Capacidade do Ser Humano Para o Mimimi Nunca Deixa De Surpreender - Quinta Jogando #13


Todo jogo com multijogador competitivo tem aquilo - aquela classe, arma ou equipamento que costuma ser a escolha dos novatos, porque é fácil de desbloquear e parece muito poderosa no início. Após algumas poucas sessões no Global Test Fire, um desses chegou a aparecer até em Splatoon: o rolo de tinta. Há quatro armas no jogo, três tipos de disparadores de tinta e o rolo, voltado para embates corpo-a-corpo. Ele é ótimo para espalhar tinta pelos mapas de maneira rápida, coisa que é vital nas partidas online do modo Turf War. E também é uma arma poderosa, desde que você consiga chegar perto do seu inimigo sem levar chumbo (ou, no caso, tinta).

Apesar de nenhum de nós ter passado mais do que algumas horas jogando Splatoon, já começam os gritos pela nerfagem do rolo de tinta e a rotulagem agressiva de seus usuários como trapaceiros ou (Oh Deus) noobs. Gente, sabem da última? Todos nós somos noobs em Splatoon e é cedo demais para começar a pedir nerfagens e balanceamentos. Aparentemente já temos casos confirmados de MPB - Mimimi Prematuro de Balanceamento. E os que estão xingando outros jogadores por escolherem uma arma divertida em um jogo de tiro completamente novo e voltado para o público menos viciado? Argumento da falta de giromba. Eu fico até feliz que Splatoon não tenha chat por voz, porque aparentemente nós não merecemos um.

O rolo de tinta pode ser poderoso demais agora, mas eu imagino que isso vá mudar logo logo. Na verdade, já tinha começado a mudar lá pelo fim dos dias de demo. Durante a primeira sessão, vimos várias armas sendo usadas. Na segunda, era fácil ver times compostos total ou quase totalmente de jogadores com rolos. Mais para o final, as pessoas já começavam a criar estratégias contra eles e o equilíbrio começou a ser restaurado. Parem para pensar: isso aconteceu ao longo de, no máximo, algumas horas

Os rolos de tinta, afinal de contas, tem fraquezas óbvias. Além do baixíssimo alcance, eles usam bombas como armas secundárias, que são complicadas de mirar e não particularmente difíceis de se desviar. Jogadores com rolos são mais eficazes quando eles conseguem chegar por trás de um inimigo. Você pode evitar essa morte horrível pensando rápido e prestando atenção no que está à sua volta. Se você se distrair demais com um tiroteio ou com espalhar sua tinta, vira um alvo fácil para uma emboscada. Matar jogadores com rolos não requer prática nem tampouco habilidade: se você tem uma arma de fogo, mantenha distância e use o ambiente. Procure terreno elevado, onde eles têm mais dificuldade de chegar. Se proteja com as barreiras que existem no cenário para exatamente esse propósito ao invés de ir de frente contra os rolos gigantes como um cão raivoso. Tome cuidado se uma bomba cair preto de você. Não é tão difícil.


E no outro lado da moeda, novatos de Splatoon e de jogos de tiro em geral provavelmente será atraídos para o rolo de tinta. Não é todo mundo que se dá bem mirando com o analógico (e o giroscópio do Wii U não é muito melhor) e ser um roller é um papel fácil de entender. Mas eles ainda tem todas quelas desvantagens que citamos há pouco, então os jogadores terão que aprender a serem furtivos e ganhar habilidade em geral com o jogo. A melhor escalação de um time provavelmente vai ter alguns rollers e alguns atiradores para dar cobertura. Splatoon tem espaço para todo tipo de jogador, e inevitavelmente vão surgir excelentes rollers junto aos que ainda estão pegando as manhas. Se você ficar tão encantado com a vitória que vai começar a reclamar de um roller inexperiente no seu time, conselho de amigo, desligue seu Wii U e vá ponderar o sentido da vida. E isso não envolve xingar muito no Twitter.

Splatoon é uma ótima chance para o gênero de shooters competitivos atrair novos jogadores e nos fazer lembrar que jogar videogame é para ser algo divertido. E de fato, o fim de semana Global Test Fire nos mostrou justamente o quão divertido o jogo vai ser. É um conceito excelente e muito bem executado, e o rolo de tinta faz parte desse conceito. Não tem por que estragar a diversão com xingamentos e mimimis sobre balanceamento. O rolo de tinta: ame-o, deixe-o ou aprenda a lutar contra ele. Continue pintando e se divertindo.

Fonte: CheatCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário