A nova aeronave elétrica de dez motores da NASA consegue decolar, pairar e aterrissar como um helicóptero, mas voa com a mesma eficiência de um avião. Ela consegue alternar entre voo vertical e horizontal no ar. Batizado de Greased Lightning [Relâmpago Lubrificado, em tradução livre] ou GL-10, o primeiro protótipo, com 3 metros de envergadura, recentemente completou seus primeiros voos com conversão na base militar Fort A.P. Hill, na Virgínia.
"Tivemos sucesso em fazer a transição da planagem para o voo tradicional e de volta para planagem nos testes de voo," disse Bill Fredericks, membro do Centro de Pesquisa Langley da NASA, em uma reportagem. Até então, esse procedimento foi realizado em cinco voos.
Na última versão, o avião, controlado remotamente, tem oito motores elétricos nas asas e dois na cauda. Os dois grupos das asas recebem o mesmo comando, assim como o par da cauda. Portanto, de acordo com o piloto principal do Greased Lightning, Zack Johns, é a mesma coisa que controlar um avião de três motores. O protótipo pesa 28 quilogramas e faz menos barulho que um cortador de grama elétrico.
O time construiu um total de 12 protótipos usando materiais que iam de espuma a fibra de vidro e fibra de carbono. "Cada protótipo nos permitiu responder perguntas técnicas sem gastar muito dinheiro," disse David North do centro Langley. "Perdemos alguns protótipos em 'pousos forçados', enquanto aprendíamos a configurar o sistema de controle de voo. Mas cada perda nos ensinou alguma coisa e pudemos seguir em frente."
O Greased Lightning pode ser útil em diversas áreas, ainda mais se ele puder ser convertido em um drone de controle remoto. "Ele poderia ser usado para entregas de pequeno porte ou decolagens e aterrisagens verticais, monitoramento de long prazo para agricultura, cartografia etc." Fredericks complementou. "Uma versão maior, bem maior da que estamos testando, poderia ser um excelente veículo aéreo pessoal para até quatro pessoas."
Agora que foi demonstrado que o Greased Lightning pode decolar dos mesmos lugares que qualquer helicóptero, o próximo objetivo é provar que o seu protótipo consegue ter uma aerodinâmica quatro vezes mais eficiente que um helicóptero em movimento.
O Greased Lightning está sendo exposto na conferência de 2015 da Association for Unmanned Vehicles Systems International em Atlanta. Veja abaixo um vídeo da transição acontecendo.
Fonte: IFLScience
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