O mais provável é que você associe o nome Tesla a carros, carros maneiríssimos, mas a empresa tem uma visão que vai muito além disso. Hoje, o CEO e fundador Elon Musk anunciou a criação da "Tesla Energy", uma nova divisão da empresa focada no fim da nossa dependência das redes elétricas em favor da energia solar.
O primeiro produto da Tesla Energy é a "Bateria Caseira Powerwall", uma bateria fixa que fornece energia a residências. Ela é recarregável e usa a tecnologia de íons de lítio, a mesma das baterias automotivas atuais da Tesla, e pode ser fixada em qualquer parede, o que reduz em muito a complexidade de se ter uma fonte de energia local.
"O problema com as baterias de hoje é que elas são uma porcaria," disse Musk na coletiva de imprensa onde anunciou a Tesla Energy "Elas não são confiáveis, custam muito caro, são uma droga em geral"
A solução da Tesla, de acordo com ele, é diferente.
Para começar, as novas baterias custam de US$3000 a US$3500, para as versões de 7 e 10 kW/h, respectivamente, e pode incluir a alfinetada na Apple que for de seu gosto. O produto já está em pré-venda nos Estados Unidos e as primeiras remessas serão entregues "até o fim do verão" [deles, inverno nosso].
Assim como baterias normais, elas podem ser usadas em conjunto, até um máximo de nove, para criar uma fonte de energia forte e estável. Musk disse acreditar que elas podem ajudar pessoas nos mercados emergentes ou lugares remotos a "saltar" sobre a necessidade de um sistema de energia préexistente, do mesmo jeito que celulares se tornaram mais importantes que fios de telefone em partes ermas do mundo.
Carro elétrico estilozaço vendido separadamente. |
A Tesla Powerwall se carrega a partir da energia solar, mas também se integra à rede elétrica "para extrair um estoque de energia e dar aos clientes a flexibilidade de usar suas próprias reservas." As baterias se recarregam de forma 'inteligente', escolhendo horários em que o consumo é mais barato, assim economizando dinheiro. Ela também armazena energia solar para uso posterior, durante a noite por exemplo, e pode servir de reserva em casos de queda de força.
Limpar a rede de energia é um plano ambicioso, tipo ir para o espaço, mas Musk acredita ser possível. Ele explicou que 160 milhões de baterias poderiam tornar a rede de energia dos Estados Unidos renovável, e que 900 milhões fariam isso pelo mundo todo. E além disso, há o potencial de fazer os carros do mundo funcionarem com energia limpa.
"A humanidade é capaz disso," disse Musk. "Não é impossível, é algo que podemos fazer. Mas outras empresas vão ter que colaborar."
Musk disse também que a Tesla vai coninuar com sua política de criar patentes abertas para estimular essa cooperação.
Diferente do que fazem muitas empresas hoje em dia, a coletiva de imprensa da Tesla, totalmente mantida por energia solar, foi curta e grossa, com pouquíssimo floreio.
Musk tornou realidade (e de forma elegante) a ideia dos carros elétricos e está na vanguarda da exploração espacial com a SpaceX. A Tesla Energy é outro conceito que, mesmo fora do escopo de compreensão de muita gente, tem possíveis consequências de proporções enormes, caso ela atenda às expectativas de seu fundador.
Fonte: TechCrunch
Nenhum comentário:
Postar um comentário