quinta-feira, 21 de maio de 2015

Konami Abandona o Barco. Daqui a Pouco a SEGA Anuncia Um Mega-Drive 2000 - Quinta Jogando #14

Imagem: Malditos Invasores
Não faltam razões para se sentir desapontado com a Konami. Pode demorar um pouco até sabermos de tudo que rolou entre eles e Hideo Kojima, mas com certeza foi o maior babado, assim como toda a história ao redor de Silent Hills, quando a demo P.T. prometia tanto. Koji Igarashi também não deve ter ficado bem na história, apesar de seu projeto Bloodstained: Ritual of the Night também ter gerado expectativas. Nesse momento, está bem fácil odiar a Konami.

Qualquer veneno direcionado a eles também se justifica. Tantos caminhos se fecharam em 2015. Jogos que poderiam e teriam tido enorme sucesso de repente não poderão mais existir e para sempre carregarão o estigma de serem alvo de tanto drama. Que estresse. E o pior é que a Konami em si provavelmente vai ser muito pouco afetada por tudo.

Hideki Hayakawa anunciou novos caminhos para a Konami, no universo mobile. Desconsiderar jogos como Silent Hills e pessoas como Kojima são atos que não surpreendem, enquanto planos de uma empresa que está se afastando dos jogos de console. As decisões ainda parecem insensíveis, mas de repente podemos ver o quadro geral. Quando o foco da empresa muda, é lógico que haverão projetos que serão abandonados.

É uma atitude responsável. O custo de produção de um jogo para console, comparado com o de um jogo móvel, é enorme. Por mais incrível que Silent Hills poderia ter sido e por mais inovador que Kojima seja, o custo de produzir um e empregar o outro provavelmente pesava no bolso da Konami. Não seria prudente tocar qualquer dos dois para frente se a decisão foi a de se focar nos jogos móveis.

E a maior tragédia da história é que a decisão da Konami vai se provar perfeitamente válida. Isso se tudo der certo para eles, claro. Quem acessar a página de desenvolvedor deles na AppStore e Google Play verá uma boa quantidade de jogos freemium, com quase todos oferecendo dinheiro do jogo por dinheiro real. É só lembrar dos famosos/infames Clash of Clans da Supercell e Candy Crush da King. É isso que a Konami quer.

A Konami pisou na bola algumas vezes. As decisões deles são contra-intuitivas ao que nós, donos de consoles e portáteis, queremos. Mas, eles como empresa têm um novo foco, e embora muitos não concordem ou aprovem suas atitudes, o mais provável é que elas vão manter as contas fechando e valer a pena no futuro.

Fonte: CheatCC

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