quinta-feira, 23 de abril de 2015

Quem Não Adora Arrancar Cérebros Pelo Peito Quando Está Irritado? - Quinta Jogando #10





Em Mortal Kombat X, você tem a possibilidade de:

- Devorar o rosto de alguém
- Remover sua caixa torácica e usá-la de cruz de marionete
- Usar uma mandíbula de cinzeiro
- Enfiar a cabeça de alguém goela abaixo e puxá-la pelo estômago
- Arrancar uma cabeça e, antes de ela cair, fatiar o corpo em um lindo padrão de lótus para combinar perfeitamente com a cabeça decepada

E mais uma dúzia de atos estapafúrdios de violência e gore. Por mais ofensivo que tudo isso pareça, eles são o maior aliado do jogo contra o rótulo de ofensivo. Eles formam um poderoso escudo em volta da franquia: o Escudo do Absurdo.

Os atos violentos de Mortal Kombat X são tão desgarrados da realidade que não dá para levá-los a sério. E é justamente por isso que o jogo é aceitável.

Vamos imaginar um Mortal Kombat diferente: no lugar desses Fatalities ridículos, vamos abaixar a violência só um pouco. Ao invés de abrir um buraco de bala na cabeça de alguém e ver o sangue encher uma bola de chiclete, vamos só atirar no peito do inimigo, uma vez ou duas. Aí ele cai no chão, empalidece e lentamente se afoga com o sangue que enche seus pulmões. Nós ficamos olhando ele se esforçar para se levantar, para continuar vivo, mas eventualmente a luz se esvai de seus olhos.

Ou que tal assim: um Fatality onde um jogador esmurra o outro até ele não conseguir mais lutar. O derrotado cai no chão e começa a convulsionar, sem conseguir respirar, até parar de se mexer.

Situações escrotas, não é mesmo? Muito mais escrotas que arrancar os intestinos de alguém e usá-los como forca.

A verdade é que, conforme a violência se torna mais e mais fantasiosa, menos comparável à violência que existe no mundo real ela é. Ninguém no mundo vai congelar seu peito, arrancar o gelo no murro, partir sua espinha com as mãos nuas e te quebrar em dois. Ninguém é capaz de fazer isso. Mas alguém é capaz de dar um tiro em você, ou em alguém que você ama, e isso é horrível.

Pode-se dizer que o mesmo acontece com qualquer jogo fantástico que mostra violência. É só olhar para franquias como Dragon Ball Z ou Street Fighter. Ninguém vai jogar bolas de fogo em você ou te jogar no ar e continuar te batendo enquanto voa. É um tipo de violência tão distante da com que convivemos que não nos identificamos com ela. Não parece real porque é feita para ser tão distante do real quanto possível.

Fonte: CheatCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário