quinta-feira, 30 de abril de 2015

Simulador De Grama? Mas Oi? - Quinta Jogando #11




A internet deu à luz um tipo totalmente novo de reviews para jogos: os vídeos Let's Play (Vamos Jogar). E apesar da maioria desses vídeos não serem criados com a intenção de ser uma peça crítica para os jogos, os espectadores costumam encará-los assim, decidindo se vão comprar ou não um jogo dependendo de como seu YouTuber favorito reage a um jogo enquanto joga.

"Isca de YouTube" é uma gíria que se refere à tendência de jogos que fazem de tudo para aparecer nos vídeos de canais populares para ganharem mídia. Exemplos de jogos assim incluem Surgeon Simulator, Five Nights at Freddy's e Goat Simulator. Provavelmente, a maioria dos jogos iscas não começou com esse pensamento, mas a sua habilidade de fazer as personalidades do YouTube como PewDiePie e Markiplier rirem ou gritarem feito menininhas contribuiu muito para que se popularizassem.

Os jogos iscas de YouTube geram algumas questões interessantes; os críticos perguntam se esse tipo de popularização não contribui para a existência de mais jogos nesse estilo - que priorizam gameplay semi-acabado e cheio de bugs ou sustinhos ao invés de dedicação e inovação. Dizem os críticos que jogos assim não passam de tentativas de ganhar uns trocos com a popularidade do YouTube, e a sua popularização acaba saturando o mercado com jogos de baixa qualidade.

É um raciocínio interessante, mas será que esses jogos são mesmo uma ameaça à "indústria de verdade" que deveria ser levada a sério? Ou será que é só uma moda que vai decair como todas as outras?

Jogos Inacabados Atraem Vídeos de Let's Play


Os games vêm brigando para serem levados a sério desde que foram inventados. Jogos como Goat Simulator, que tem toda a sua premissa baseada em bugs, física ragdoll e exploração limitada, com toda a certeza não são feitos para serem levados a sério; eles são feitos para fazer os jogadores rirem, não provocar reações emocionais profundas e complexas. O jeito inacabado do jogo é o seu charme - parece ter sido feito em um fim-de-semana, com controle de qualidade zero, mas é por isso que as pessoas jogam. Um Simulador de Bode de verdade, onde os jogadores participam da rotina diária de um animal de fazenda não parece nem um pouco interessante; a razão pela qual jogamos é o ridículo amplo, total e irrestrito de atirar um bode do topo de um prédio ou fazer ele ser arrastado por um carro pela língua.



Será que jogos assim estão realmente ajudando os jogos a serem reconhecidos como mídias sérias? Pode-se argumentar que jogos como Goat Simulator e I Am Bread são o Dadaísmo do mundo dos jogos, mas eu tenho outra ideia: esses jogos são feitos para ser divertidos e ponto final. Talvez alguns deles estejam querendo ganhar um troco através dos astros dos Let's Play, mas parcerias comerciais não são novidade nenhuma na indústria dos games - é só olhar para os comerciais de Doritos e Mountain Dew com personagens de Call of Duty ou os famigerados acordos de exclusividade para um ou outro console.

Até certo ponto, é sim um besteirol ganancioso. Mas será que chega a ser prejudicial?

Iscas de YouTube São Parte do Espectro dos Jogos


Talvez, de um jeito ou outro, os jogos iscas estejam fazendo mal à indústria. Jogos como Surgeon Simulator não inspiram muita seriedade de mentes mais críticas, mas eles fazem sucesso porque as pessoas gostam de jogar e de ver os outros jogando.

Apesar de voarem argumentos para os dois lados sobre qual seria o propósito dos games, obras de arte que falam da condição humana ou fontes de entretenimento descompromissado, sem dúvida existe espaço para que haja um espectro onde os jogos possam coexistir. Jogos como Gone Home são narrativas excelentes, mas não te divertem no sentido tradicional da palavra. E jogos como Super Mario Bros. são divertidíssimos e icônicos mas não expandem nossos intelectos e, na verdade, nem tentam.

Jogos considerados iscas de Let's Play focam na diversão ao invés de reflexões profundas sobre o ser humano. E apesar de, claro, haver exemplos gritantes de jogos que tentam os YouTubers (The Forgotten Ones, por exemplo, é gratuito mas foi muito criticado por chegar a conter referências diretas a PewDiePie), a consequência disso não costuma ir além de pessoas xingando muito na Steam e a eventual realização do objetivo de ver um Let's Play com o seu nome.

Isca de YouTube Não É Um Gênero Sustentável


É improvável que os Let's Plays ganhem força como um gênero de jogo sólido. Mesmo que um vídeo do PewDiePie faça um jogo vender mais do que ele venderia sem a publicidade gratuita, a maioria assiste os vídeos dele pelo carisma do anfitrião, não para escolher quais jogos comprar. Por mais que jogos como Goat Simulator ganhem muita atenção no início, o número de jogadores caiu do pico de 10.000 para pouco menos de 2.000 em menos de um ano, e ele é citado como um expoente do gênero isca.

As pessoas vão jogar jogos bobos porque gostam deles. E apesar de Goat Simulator ter ganhado infâmia e uma hoste de filhos - tipo Grass Simulator - esses jogos simplesmente não tem força suficiente para manter o interesse do público depois que a novidade tiver dissipado.



Sim, jogos isca de Let's Play vão continuar buscando o holofote dos grandes YouTubers. Mas a menos que eles façam um esforço a mais, tipo os updates constantes de Goat Simulator ou as sequências regulares de Five Nights at Freddy's, esse fascínio não funciona como uma estratégia de longo prazo, e isso não faz bem aos negócios.

Fonte: GameRant
Imagens: GameSpot, GameSpotPrima Games e PCGamesHardware.de

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