segunda-feira, 6 de abril de 2015

Militares Desenvolvem Poderes Jedi - Tecno-Segunda #9




Semana passada, um engenheiro da Boeing registrou a patente (US 8,981,261) de um "sistema atenuador de ondas de choque" que aparentemente funciona como um escudo de ar superquente que protege soldados dissipando as ondas de choque de uma explosão.

Brian Tillotson teve essa ideia ao perceber o tipo de ferimento sofrido pelos soldados atuando no Afeganistão e no Iraque. "Estamos bem melhores em bloquear estilhaços," disse Tillotson à Live Science. "Mas eles estavam voltando para casa com danos cerebrais." Blindagem em portas e veículos bloqueiam escombros e fragmentos metálicos de um explosivo improvisado, por exemplo, mas as ondas de choque que a explosão gera atravessam barreiras físicas, e corpos humanos também.

O sistema intercepta ondas de choque com um escudo de ar aquecido e ionizado, a Live Science explica, mudando a velocidade das intensas ondas e forçando-as a desviar dos objetos. De acordo com Tillotson, o processo é parecido com a curvatura da luz feita por lentes.

O sistema é baseado em dois componentes principais: um sensor e um gerador de arco. Quando o sensor detecta um evento que produz ondas de choque, ele determina a distância e a direção da onda em relação ao alvo sendo defendido - como um veículo transportando soldados. A informação é, então, transmitida para o "gerador de arco", que nada mais é que as duas pontas de um circuito conectadas a uma fonte de energia enorme. Com uma corrente forte o bastante, um arco de eletricidade passa de uma ponta a outra do circuito e, ao mesmo tempo, esquenta e carrega as partículas do ar.

Algumas ondas se propagam mais rápido em ar quente. Portanto, quando a onda de choque atinge esse escudo de ar quente, sua velocidade aumenta e ela desvia sua trajetória levemente - para longe do objeto atrás do arco voltaico. "Com uma lente convexa, você foca a luz," diz Tillotson. Por outro lado, "uma lente côncava a dispersa." E conforme ela se dispersa, ela se torna mais fraca e fácil de desviar.

Fora geradores de arco, ainda dá para aquecer o ar com lasers e raios de micro-ondas.

Fonte: IFLScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário