segunda-feira, 29 de junho de 2015

O Espaço Acaba de Ficar Um Pouco Mais Sci-Fi - Tecno-Segunda #20

A NASA liberou um novo vídeo de um teste realizado no jato Weightless Wonder, que simula a falta de peso do espaço enquanto o jato cai em queda livre. Isso não é só pela diversão não: os passageiros flutuando etéreamente estão usando estranhos pares de óculos que podem revolucionar a vida na terra, no espaço e quiçá, em Marte.

Esses óculos, talvez você conheça, são a HoloLens, criada pela Microsoft. A Nasa vai mandar um par delas para a Estação Espacial Internacional no próximo fim de semana. É possível vê-las em ação no vídeo publicado pela Agência.


Ficar mexendo as mãos e dando comandos de voz pode não fazer nenhum sentido para quem está olhando, mas o que eles estão fazendo é usando um software chamado "OnSight". Com ele, os óculos criam um display holográfico com o qual o usuário pode interagir.

A NASA vem demonstrando interesse em levar a HoloLens ao espaço. Elas representam um pacote de equipamentos bem grande muito útil nas vastidões do espaço, empacotados em um pequeno e portátil headset. Levar computadores para o espaço já é bem difícil, e os cientistas têm que ser muito criteriosos com quais instrumentos mandar ou não. Peso, tamanho e funcionalidade, tudo precisa ser levado em conta e muitas vezes, projetos do coração das equipes têm que ser interrompidos por não vencerem o crivo.

A HoloLens possui alguns recursos incrivelmente inovadores que podem transformar o trabalho dos astronautas na EEI. Um deles recebe o nome de "Remote Expert Mode" (Modo Especialista Remoto). Através dele, um usuário em Terra pode ver o campo de visão do astronauta através do Skype e, então, escrever notas ou fazer desenhos que aparecem na tela. Esse tipo de software seria, obviamente, muito útil em um lugar remoto como a EEI. Enviar um especialista para lá combater uma emergência simplesmente não é possível. Um especialista na Terra seria capaz de orientar os astronautas da EEI, reduzindo o tempo de treinamento necessário e aumentando a sua eficiência enquanto trabalham no espaço.

Há, também, um incrível "Modo Procedimento", que cria um desenho holográfico sobre objetos com os quais o astronauta interage. Entretanto, esse tipo de uso não vai se tornar o padrão do dia-a-dia da EEI já de cara. Os astronautas, por enquanto, vão usar a HoloLens para testar seu hardware e sofware, e um segundo par dos óculos será mandado lá para cima em uma missão futura.

Se tudo der certo na EEI, talvez seja possível usar HoloLenses para explorar Marte. Os cientistas poderão usar dados da sonda Mars Curiosity para explorar o planeta vermelho em realidade virtual. Os recursos da HoloLens podem conseguir tornar a exploração de Marte mais satisfatória, colaborativa e produtiva. Os dados também poderiam ser de acesso livre (Imagine andar por Marte enquanto almoça!)


Fonte: IFLScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário