segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Impressora 3D de Vidro Ameaça Vendedores de Quinquilharias - Tecno-Segunda #28


O copo está meio vazio ou meio cheio? Ele foi feito numa impressora, então quem liga?! Um criativo grupo de cientistas recentemente imprimiu criações de vidro realmente espetaculares.

As esculturas de vidro foram criados por um grupo chamado Mediated Matter, sob o comando de Neri Oxman do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A cor e a transparência do vidro podem ser controladas, assim como o padrão de reflexo e refração de luz e outras propriedades.

O equipamento usado para criar as obras primas como a que se vê abaixo é altamente especializado. Ele é feito, principalmente, de duas peças: a primeira é um forno onde o vidro derretido é despejado e mantido a cálidos 1000ºC, e o outro é a câmara de impressão logo embaixo, que funciona como um bocal que derrama o vidro derretido em uma superfície. O vidro esfria rápido o bastante para manter sua integridade estrutural sem precisar de moldes. O movimento da impressora é bem parecido com o de outras impressoras 3D que usam materiais diferentes.
Imgur GIF
Cada camada de vidro impresso tem aproximadamente 4.5 milímetros de altura e 7.95 milímetros de largura. Já que o vidro ainda está macio depois de ser depositado, a estrutura ainda se mexe um pouco antes que ele consiga esfriar. De acordo com a revista 3D Printing and Additive Manufacturing, "o desvio dos centros do filamento da linha-guia foi de 0.18 milímetros". Isso vai ter que ser levado em conta quando estiverem inventando novos objetos de vidro.

Quando a escultura é finalizada, o fluxo de filamento tem que ser cortado. Mas isso é fácil de fazer; é só soprar um pouco de ar comprimido para esfriar o bico ejetor e cortar o fluxo de vidro derretido.

Veja o vídeo abaixo para aprender mais sobre o funcionamento da impressora.


Fonte: IFLScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário