terça-feira, 18 de agosto de 2015

Ser Ou Não Ser Um Maníaco Psicótico? - Terça no Cinema #26


A espera por um filme de super-herói pode ser uma provação, ainda mais se você é um fã de quadrinhos louco para ver este ou aquele material adaptado para as telonas. Como consequência, muitos de nós analisam obsessivamente fotos e trailers para tentar descobrir elementos do roteiro de tal filme. Isso tem o potencial de produzir teorias curiosas, e em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, há um prato cheio. Ao longo dos últimos meses, vem se especulando que Jason Todd, o segundo Robin, é, na verdade, o Coringa do Universo Cinematográfico DC, visto em Esquadrão Suicida e possivelmente em um flashback dentro do próprio Batman vs Superman. E agora, um fã descobriu novas "provas" que parecem dar crédito a essa teoria.

O usuário do Reddit DeathByRequest percebeu algo estranho nas duas imagens abaixo: a foto promocional do Coringa em Esquadrão Suicida e a roupa do Robin que aparece no último trailer de Batman vs Superman. Olhando de perto, dá para ver que o Coringa tem duas marcas circulares nos ombros (uma perto do chapéu do palhaço demoníaco e outra perto de um dos "HA"s), que DeathByRequest acredita serem "cicatrizes de tiro, queimadura ou esfaqueamento". Agora, olhando para a roupa do Robin, é possível ver dois buracos na área dos ombros também. Isso se junta a especulações anteriores de que as tatuagens do Coringa seriam dicas que Jason seria o novo Príncipe Palhaço do Crime.


Tudo bem, não é uma prova absoluta, mas, pelo bem da discussão, vamos mergulhar de cabeça nessa teoria bizarra. Se jogarmos fora toda a história e a continuidade do mundo dos quadrinhos, ter Jason Todd sendo o Coringa deste universo seria uma reviravolta sinistra. Se tomarmos essa teoria como verdadeira, sobram duas possibilidades de como os eventos se desenrolaram. A primeira é que Jason Todd não morreu de verdade, e sim foi torturado à insanidade pelo Coringa, "morrendo" metaforicamente (basicamente o mesmo que ele próprio deve fazer com a Arlequina em Esquadrão Suicida). A segunda é que Jason realmente foi assassinado, mas ficou louco depois de voltar à vida e tomou para si a identidade de Coringa. Seja como for, isso significa que o Coringa original morreu ou desapareceu e que Jason herdou o legado do insano malfeitor.

Também não seria a primeira vez que um Robin se tornaria o Coringa. No filme animado de 2000, Batman do Futuro - O Retorno do Coringa, os fãs foram surpreendidos pela revelação de que o Príncipe Palhaço que estava causando o caos em Neo-Gotham City era na verdade o antigo parceiro de Bruce Wayne, Tim Drake, cujo corpo tinha sido dominado por um microchip implantado que continha o DNA e a consciência do Coringa. Dick Grayson também se disfarçou do falecido Coringa em The Dark Knight Strikes Again, de 2001, sequência da história The Dark Knight Returns de Frank Miller.

No entanto, mesmo com tudo isso, ainda há vários "furos" nessa história (trocadilho intencional). Para começar, Jared Leto e Ben Affleck tem a mesma idade, então mesmo que um dos personagens seja um pouco mais velho que o outro, é facil imaginar os dois lutando ao longo de vários anos. Não seria necessário explicar Leto ser um Coringa mais jovem. Além disso, o Batman é uma das pessoas mais inteligentes do planeta, então mesmo que ele não conseguisse descobrir a identidade de Jason, ele saberia que tem alguém se passando por seu arqui-inimigo. Ah, e essas marcas circulares no corpo do Coringa podem muito bem serem pintas ou alguma outra marca de nascença, e a roupa do Robin ter buracos no mesmo lugar é só uma coincidência absurda.

Mais importante que isso, transformar Jason no Coringa seria jogar no lixo grandes oportunidades para futuros filmes do Batman. Apesar de ter estado morto por anos, Jason foi ressuscitado na década passada e se tornou o Capuz Vermelho, um alter-ego que já foi usado pelo homem que um dia se tornaria o Coringa. Jason começou a aplicar sua própria forma de justiça nos criminosos, mas seu alvo principal era o monstro que o assassinou. Em ambas as situações, Batman tem que lidar com o fato de seu antigo ajudante estar vivo, mas, com o Capuz Vermelho, ele ainda tem que impedir a cruzada de Jason pela cabeça do Coringa, apesar de odiar o maníaco risonho tanto quanto ele. Não só isso bate com os quadrinhos como é uma história muito mais interessante, colocando Jason como anti-herói/aliado ocasional, coisas que foram muito bem demonstradas no filme animado de 2010, Batman Contra o Capuz Vermelho. Pode perguntar para qualquer fã de quadrinhos, que eles provavelmente vão concordar que esse é o melhor caminho para Jason no DCCU.

Pode demorar um pouco até termos uma resposta concreta para essa teoria do Coringa, mas todos podemos esperar ansiosos por Batman vs Superman, que estréia em 25 de março de 2016, e por Esquadrão Suicida logo depois, em 5 de agosto de 2016.

Fonte: CinemaBlend

Nenhum comentário:

Postar um comentário