quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Democracia No Mundo Dos Jogos. Claro, Por Que Não? - Quinta Jogando #26


A Microsoft recentemente anunciou mudanças futuras para o sistema de reputação do Xbox One, em uma tentativa de barrar o avanço dos trolls pelos campos do ciberespaço, ou pelo menos o plano era para ser esse em algum momento. Se você não está familiarizado com o sistema de reputação da Microsoft, ele é uma combinação do feedback dos jogadores com um algoritmo avançado da Xbox Live que separa e pune jogadores problemáticos. Em teoria, ele deveria manter os babacas de um lado e os manos e minas do bem do outro. Infelizmente, o sistema é uma merda, e tem sido uma merda desde sua implementação há alguns anos.

A ideia por trás da prática até que é bem genial quando se para para pensar na demografia dos jogos online hoje em dia - existe e sempre vai existir muita reclamação contra os jogadores-problemas. Entretanto, o sistema atual falha ao punir injustamente os jogadores e exigir que a comunidade online faça um bom trabalho. Incontáveis jogadores reclamaram que o sistema é falho por causa de feedbacks injustos e o fato que os jogadores parecem só oferecer opiniões negativas.

Recentemente, eu tive uma conversa na interwebs com um cara que teve sua reputação destruída porque ele finalmente tinha ficado bom em Halo. Ele disse que a sua reputação foi arruinada e ele chegou a ser banido do jogo por um dia após o que ele chamou de "um pití de jogadores pouco habilidosos que o chamaram de trapaceiro e, por consequência, mandaram feedback negativo". Eu não conheço o cara pessoalmente, mas ele pareceu ser gente boa, não alguém que ficaria gritando palavrões no microfone como se fosse o fim dos tempos. Apesar disso, é visível que o sistema não funciona e que a Microsoft ainda parece ser incapaz de consertá-lo, mesmo depois de todos esses anos.

A recente divulgação continha poucos detalhes, o que é, ao mesmo tempo, irritante e nem um pouco surpreendente para alguns jogadores. A maior pergunta é "por quê?" Por que a Microsoft não consegue melhorar o processo? Eles tiveram mais de uma década para descobrir como. Ou talvez, mais importante ainda, é por que eles continuam injetando dinheiro em projetos inúteis que muito provavelmente serão um fracasso? Melhor ainda, por que eles continuam a apresentar funções e acessórios para os quais a maioria dos gamers fiéis não dá a mínima? Sim, o sistema de reputação é uma função importante de se ter funcionando, mas se depois de dez anos de pesquisa, você não consegue dominá-lo, então desista.


Por exemplo, peguemos o Xbox One atual - em outubro, será lançada a terceira versão do console desde o final de 2013. Primeiro, tivemos a versão com o Kinect obrigatório que ninguém queria, depois o console sozinho, e agora, a versão Elite, que vai demorar 30 segundos a menos para carregar e vir com um controle carésimo que só uma pequena porcentagem dos jogadores vai se interessar em ter. Vamos comparar com o Playstation 4, que até agora só lançou algumas atualizações de firmware. Agora, calma, eu não estou chamando os fanboys às armas, ambos são consoles muito bons, mas eu tenho que me perguntar o porquê da Microsoft continuar tentando ser "a espertinha da classe" com todas essas decisões ridículas. Tudo, desde as restrições controversas divulgadas antes do lançamento oficial até todo esse problema com o sistema de reputação, continua a manchar a imagem da gigante dos consoles. Talvez isso seja a razão do PlayStation ainda estar vendendo o dobro do igualmente poderoso e divertido Xbox One.

Fonte: CheatCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário