quarta-feira, 14 de outubro de 2015
A Medicina Apoia os Faróis ( ͡° ͜ʖ ͡°) - Quarta Científica #31
13 de Outubro é o Dia Nacional Sem Sutiã, criado para promover a conscientização do câncer de mama e para ajudar a arrecadação de dinheiro para pesquisa.
Sutiãs são um símbolo controverso; alguns os consideram uma invenção ridícula, outros, uma ferramenta de emancipação. Na esfera científica, a pesquisa mais relevantes sobre sutiãs e seios saiu alguns anos atrás.
O pesquisador de ciência desportiva Jean-Denis Rouillon, um professor da Universidade de Franche-Comte, na cidade de Besançon, no leste da França, liderou uma equipe que conduziu um estudo de quinze anos sobre o efeito dos sutiãs em 330 mulheres entre 18 e 35 anos.
O estudo foi feito no Centre Hospitalier Universitaire, um hospital universitário em Besançon, e a equipe usou uma régua de cálculo e um par de pinças para registrar as mudanças nos seios das mulheres com o passar dos anos.
Os resultados sugerem que usar sutiã desde jovem não contribuiu em nada no apoio do tórax, na redução de dores nas costas ou na prevenção da perda de firmeza das mamas. "Medica, fisiologica e anatomicamente falando, negar a ação da gravidade nos seios não gera beneficio nenhum. Pelo contrário, com o uso do sutiã, eles tendem a ficar mais caídos", disse o Professor Rouillon em entrevista com a France Info.
Os pesquisadores acreditam que mulheres jovens ganhariam mais tonificação e tecido mamário de apoio sem o uso do sutiã. No estudo, mulheres que pararam de usar sutiã - voluntariamente, não devido à investigação - ganharam 7 milímetros a mais de altura de sustentação em seus mamilos quando comparadas com as usuárias regulares de sutiã. Os sutiãs, dizem eles, podem prejudicar a circulação e reduzir a firmeza dos seios com o tempo.
"Para as mais jovens, não usar sutiã levará a uma maior elasticidade e produção de colágeno, que aumentam a sustentação em um seio em desenvolvimento," disse ao site Refinery29 o Dr. Stafford Broumand, que não fez parte do estudo. Mas, claro, muitas mulheres usam sutiã por outras razões, além de simplesmente manter seus seios firmes.
A equipe recomenda cuidado antes de tirar conclusões generalizadas, já que as mulheres do estudo não representam a população como um todo. O professor Rouillon acredita que mais pesquisas são necessárias para compreendermos os possíveis impactos - positivos ou negativos - que os sutiãs podem ter, e admite que os resultados são muito preliminares. Além disso, embora estivesse programada a divulgação dos resultados, o IFLScience foi incapaz de encontrar a íntegra do artigo.
Fonte: IFLScience
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário