sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Zelda Precisa de Mais Suor Masculino - Quinta Jogando #28



[Esse título ficou meio ambíguo...]

Jogos conseguem deixar suas marcas nas pessoas. Quando você amou alguma coisa, ela é capaz de te tocar de um jeito que evoca, com perfeição, a experiência que você teve da primeira vez. Ela é capaz de influenciar sua visão do mundo. Os jogos de The Legend of Zelda fazem isso com muitas pessoas, e a recente criação de um fã nos faz pensar se somente os títulos antigos da franquia eram capazes de produzir lembranças duradouras.

A criação de que eu estou falando é a versão da Vila Kakariko de The Legend of Zelda: Ocarina of Time feita por ArtistArtorias na Unreal Engine 4. Caso você não tenha visto, aqui está.


Sabe essa sensação quentinha que apareceu no seu peito assim que a música começou a tocar? Isso são sentimentos.

Jogos como Ocarina of Time foram incrivelmente bons em fazer as pessoas sentirem coisas. A Nintendo conseguiu um bom resultado com os lugares idílicos, personagens divertidos e os incríveis laços que conseguiram se formar entre um protagonista mudo e as pessoas do mundo. Infelizmente, esse é um conceito que parece ter se perdido no tempo.

O jogo mais recente a dar algum nível de conexão emocional foi The Legend of Zelda: Twilight Princess. Link e Midna constroem um laço entre si, apesar de não terem se dado bem de início. Nós podemos ver uma relação se formar entre eles, e começamos a nos importar com os personagens enquanto eles se desenvolvem. Quando o ato final do jogo se encerra, nós estamos de luto pelo que foi perdido. Nossos corações doem por eles.

Os jogos mais recentes não foram capazes de evocar essa mesma emoção. The Legend of Zelda: A Link Between Worlds é um jogo fantástico, mas ele não é muito bom em fazer as pessoas se emocionarem. O mesmo pode ser dito para The Legend of Zelda: Skyward Sword. Ele com certeza é bom o bastante para ter um lugar entre seus pares, mas não há o mesmo peso emocional que nos títulos mais antigos.


Talvez seja por isso que as pessoas se animaram tanto com os remakes de Ocarina of Time e Majora's Mask para o 3DS. Como Twilight Princess, eles oferecem as conexões emocionais de que nós sentimos falta nos outros jogos. Talvez Link ter tido que abandonar sua infância e sua "família" com os Kokiri seja o que torna a recriação da Vila Kakariko tão tocante. E a busca por um amigo perdido e as histórias ocasionalmente trágicas das pessoas de Majora's Mask nos fazem lembrar dos nossos próprios pesares e desafios.

Os jogos de The Legend of Zelda estão no seu melhor quando eles mexem nos sentimentos e emoções que relacionamos a eventos pelos quais talvez tenhamos passado em nossas vidas. Todos temos lembranças nostálgicas sobre nossas cidades natais e pessoas especiais, e jogos que exploram essas coisas e mostram como o protagonista lida com seus próprios sentimentos amorosos criam uma conexão conosco. Só podemos torcer para que o jogo do Wii U que está chegando consiga oferecer essas conexões, porque seria uma tragédia não tê-las.

Fonte: CheatCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário