quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Um Passo Mais Próximo do Holodeck e do Fim do Mundo - Quinta Jogando #30



No Man's Sky é um jogo em desenvolvimento para o PC e o PS4 desenvolvido pela pequena equipe da Hello Games. Ele tem cativado o público das exposições de jogos e pareceu até mesmo impressionar Stephen Colbert, apresentador do The Late Show, do canal americano CBS. Infelizmente, até agora, os detalhes andam meio escassos e, apesar de toda a hype, ele pode ser uma decepção para os gamers se o lançamento não for bem executado. Combinar o jogo com a tecnologia de realidade virtual, que com certeza vai ser uma bandeira erguida pela Sony depois que o periférico PlayStation VR for lançado, é um dos meios de que as empresas dispõem para manter o interesse tanto no jogo quanto na tecnologia. E já que a Sony tem direitos exclusivos para No Man's Sky nos consoles, isso muito os interessa.

O que se sabe sobre No Man's Sky até agora é o seu tamanho; ele contará com um universo criado por geração procedural de acordo com as regras e parâmetros definidos pelos desenvolvedores. Até eles próprios não sabem o que esperar do jogo; assim que eles desenvolveram uma tabela de elementos, física e leis de evolução, eles reclinaram a cadeira e deixaram a ciência do seu universo agir. O coração do jogo é a exploração e a descoberta, e os jogadores poderão deixar suas marcas nas descobertas que fizerem para que exploradores futuros a encontrem um dia. Na verdade, o jogo é tão grande que nós nunca veremos o fim dele antes do nosso Sol se extinguir. Por mais romântica que essa ideia pareça, também há a probabilidade do jogo se tornar uma experiência solitária e insular, conforme a base de jogadores se espalhe peço espaço. Isso talvez agaste alguns jogadores, mas também pode acabar gerando uma comunidade online onde as pessoas estejam sempre ansiosas para compartilhar suas histórias e descobertas.

Mas como minimizar essa sensação de solidão e tédio sem encher o jogo de ação? Aumentar a qualidade da imersão e da exploração com realidade virtual parece uma boa ideia.

Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de testar os novos óculos VR, isso pode parecer só uma invenção de moda. A realidade virtual sempre foi difícil de se usar bem anteriormente, e a maioria dos gamers tratam o conceito com uma dose até saudável de ceticismo. Entretanto, o PlayStation VR e seu competidor, o Oculus Rift podem ser o ponto de virada da opinião pública sobre a RV. Se bem executada, ela pode ser a próxima evolução natural dos jogos. Desde que seja combinada com as propriedades intelectuais certas.

Falando por experiência própria, tendo jogado Eve Vakyrie alguns anos atrás, ser capaz de olhar para todos os lados em uma cabine enquanto circula objetos no espaço é uma experiência incrível. Tendo feito um tour virtual de Paris com o Oculus Rift, eu confirmo o quanto você sente a escala das coisas ao olhar para um prédio alto ou para o chão de uma altura grande. Mesmo que seja tudo uma simulação, os aparelhos conseguem enganar a sua mente. Tudo parece, ao mesmo tempo, muito natural e completamente fantástico. E esses efeitos são perfeitos para um jogo centrado na exploração tanto do espaço não-mapeado e de planetas estranhos.


Por sorte, essa é uma combinação que ainda é possível. Foi dito que a Hello Games vem testando tanto o PlayStation VR quanto o Rift. Já que as únicas plataformas onde o jogo estará disponível ambas oferecem periféricos de RV igualmente promissores, a Hello Games não vai ter que se preocupar com uma parte do seu público-alvo se sentindo excluída. Isso dá um pouco mais de crédito à ideia. Além disso, quando o assunto da compatibilidade foi abordado em uma entrevista da revista Edge com o desenvolvedor Sean Murray, ele respondeu, malandro, "Eu não sei o que eu tenho permissão para falar". Quando os desenvolvedores dão respostas assim, é difícil não especular.

Com toda a certeza, parece ser uma boa decisão, corporativamente inteligente e visualmente interessante. No Man's Sky pode ser o jogo que fará o público comprar o conceito da realidade virtual, e a realidade virtual pode ser o que fará os jogadores continuarem em No Man's Sky por muito mais tempo do que o normal. Com tanta sinergia em potencial, não seria surpresa nenhuma ver a parceria sendo anunciada logo logo.

Fonte: CheatCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário