quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A Bethesda O Que É De Bethesda - Quinta Jogando #33



Apesar do enorme clamor entre os gamers contra a cultura de se comprar videogames antes do lançamento, eu decidi pré-comprar Fallout 4, e deixem-me explicar o porquê.

Ao longo dos últimos anos, os gamers têm falado muito contra jogos em pré-venda, e por bons motivos. Depois de vários lançamentos malfeitos ano passado, como Halo: The Master Chief Collection e Assassin's Creed Unity, os gamers estão compreensivelmente preocupados com produtores lançando produtos de baixa qualidade, já tendo as pré-vendas gerado uma grande quantidade de lucro.

Para grande parte da indústria dos games, as pré-vendas saíram do controle, e eu concordo que os jogadores devam evitar pré-comprar a maioria dos jogos. A menos que falemos com nossas carteiras, os produtores não vão mudar seu jeito de agir. Entretanto, eu tenho que admitir que mesmo com as minhas convicções contra as pré-vendas, eu comprei Fallout 4. Com as melhores intenções, eu juro.

A razão pela qual eu escolhi pré-comprar Fallout 4 é que eu quero que os produtores saibam que, na minha opinião, a Bethesda está fazendo a coisa certa. Claro, existe a chance de Fallout 4 estar quebrado no lançamento, cheio de bugs e outros problemas. Se esse for o caso, com certeza minha opinião vai mudar, mas até agora, eu estou confortável com a minha escolha.

Do meu ponto de vista, a Bethesda tomou nota das más decisões tomadas por outras empresas, e está se esforçando para dar aos fãs de Fallout uma experiência de pré-compra relevante.


A parte mais importante de uma experiência de pré-compra positiva é ter um jogo completo que valha a pena se comprar. Pode parecer ridiculamente óbvio, mas no ambiente de hoje em dia, parece que muitos produtores esqueceram desse critério. Acho eu que a Bethesda já resolveu esse problema com Fallout 4, que supostamente já tem mais de 400 horas de conteúdo desde o lançamento.

O segundo aspecto mais importante de uma experiência de pré-compra são os benefícios dados aos gamers que deram seu dinheiro antecipadamente. E, de novo, a Bethesda acertou nisso. Os benefícios da pré-venda incluem um Pip-Boy funcional para quem comprou a Pip-Boy Edition, meias temáticas da Best Buy e uma camiseta da Grande Guerra da Bethesda Store. Enquanto isso, quem comprar Fallout 4 na Xbox Store no Xbox One ganha uma cópia digital gratuita de Fallout 3 para o Xbox 360.

Deu para perceber algo de estranho nessa lista? Eu estou vendo uma empresa dando coisas a mais para quem comprar o jogo antecipadamente. Outros produtores parecem estar seguindo por outro caminho, o de arrancar conteúdo do jogo original para pendurar na frente dos jogadores feito uma cenoura. Felizmente, a Bethesda decidiu evitar esse caminho e está fazendo a pré-compra valer a pena para os consumidores.

Nesse último tópico, dos produtores retirarem conteúdo e usarem como isca de pré-venda, eu acho que esse é um destino muito pior do que simplesmente entregar jogos incompletos. A verdade é que as pré-vendas são lucrativas para os produtores, então eles vão continuar estimulando os gamers a pré-comprarem seus jogos. Para isso, eles vão continuar oferecendo mais brindes e de melhor qualidade para atrair os jogadores a abrirem as carteiras semanas ou meses antes do lançamento. O problema é que, ao invés de criar um monte de conteúdo extra para adicionar, eles vão continuar retirando partes do jogo completo para fazer daquilo o incentivo. E para piorar, se os gamers conseguirem fazer uns aos outros pararem de pré-comprar, os produtores simplesmente vão aumentar a quantidade de conteúdo removido e convertido em bônus de pré-venda, o que vai fazer muitos gamers acharem que estão ganhando mais pela pré-compra, e lá vão eles gastar dinheiro antes do lançamento de novo. O único jeito de parar com essa estratégia é aderir de corpo e alma à mentalidade de não pré-comprar.


Por que, então, eu defenderia pré-comprar Fallout 4, se a prática como um todo é tão ruim? Bom, porque a Bethesda não está seguindo esse caminho ruim, e optou por oferecer uma experiência de valor. Para mim, pré-compras devem ser vistas caso a caso. Se eu achar que vale a pena, eu compro. Se não, eu espero o lançamento. Para a maioria dos games, a resposta é esperar. No caso de Fallout 4, a oferta de pré-venda me parece satisfatória, e eu fico feliz em recomendá-la a qualquer um que esteja interessado no jogo.

Os produtores vão continuar a estimular a pré-compra e os gamers vão continuar pré-comprando jogos pelos quais eles se interessam. Então, ao invés de simplesmente clamar por um fim total das pré-vendas, eu decidi apoiar as práticas que eu considerar positivas e evitar as que eu considerar inúteis ou muito favoráveis ao produtor. Então, sim, eu comprei Fallout 4 na pré-venda, e mesmo assim vou dormir como um bebê hoje à noite.

Fonte: Gamerant
Imagens: Gamerant, Dualshockers

Nenhum comentário:

Postar um comentário