quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Só Precisamos de Mais Bolsos - Quinta Jogando #34


Muitas vezes há nuvens negras na discussão sobre o futuro dos jogos portáteis. A Nintendo precisa se adaptar ou morrer, dizem eles. O Vita prova que não há mais interesse em jogos portáteis. Jogos de iOS e Android com certeza vão dominar tudo. E, de fato, ninguém sabe de verdade o que o futuro reserva para um dos mercados de jogos mais antigos da história, mas também não precisa ser tão fatalista; os jogos portáteis podem acabar aguentando firme ainda por algum tempo.

O PlayStation Vita da Sony é um aparelho impressionante do ponto de vista técnico. Sua capacidade de jogar remotamente jogos do PS4 é bem atraente e, em sua pequena tela OLED, os jogos que ele roda ficam fantásticos. Ele também conta com dois controles analógicos, tela touch e uma superfície sensível ao toque na parte de trás que acaba sendo bem intuitiva. Baseado nisso, o PS Vita deveria ter sido a plataforma ideal para jogadores hardcore jogarem fora de casa. Todavia, a sua falta de sucesso não é prova de que o mercado está morrendo. O fracasso do PS Vita e do seu predecessor, o PSP, só prova que a Sony não é a Nintendo e não sabe lidar com o mercado portátil. Só para começar, o marketing deles é horrível e até os jogos da casa parecem não receber atenção nenhuma quando lançam.

O mesmo não pode ser dito da Nintendo, que se elegeu a campeã inquestionável dos portáteis. A velha guarda ainda chama o DS e o 3DS de "Game Boys", caramba. Isso parece ser um bom indicativo da reputação e do legado da Nintendo. As principais séries da empresa são reconhecidas ao longo de diversos grupos de consumidores, e a ubiquidade de Mario e seus amigos tornam os portáteis da Nintendo fáceis de se comprar. Enquanto eu trabalhava na Gamestop, eu frequentemente percebia pais que, por não terem noção do que comprar para seus filhos, gravitavam na direção dos jogos Super Mario. Claro, é circunstancial, mas a Nintendo claramente está, de algum modo, colocar suas garras nos jogadores mais novos. De onde se conclui que isso vem metade da reputação e metade do marketing criativo.

O Nintendo 3DS também continua tendo muito sucesso na sua região natal, o Japão. O portátil é um paraíso para os JRPGs, tem um apoio decente de outras produtoras como Capcom e Atlas, e oferece jogos que não são só jogos de console reduzidos; os jogos do 3DS são desenhados para encaixarem bem em um portátil. A Nintendo é particularmente boa em desenhar jogos especialmente para seus próprios sistemas. Seus portáteis são a escolha de quem quer ter a experiência definitiva em Pokémon, e isso foi e continua sendo uma força incontestável. Junte alguns jogos mais tranquilos como Animal Crossing e Harvest Moon, misture um pouco de Mario Kart e decore com Smash Bros. e voìla, você criou uma plataforma que com certeza vai dominar convenções, parquinhos e ônibus. Mas se a Nintendo está segura, por que eles começaram a desenvolver para mobiles?


A decisão da Nintendo de começar a desenvolver e publicar jogos mobile é frequentemente citada nos debates entre os gamers como sendo o jeito dela de se adaptar às mudanças do mercado, se afastando dos portáteis tradicionais. Mas não é bem assim. Apesar do fato que os mobiles e os portáteis ambos são jeitos de se jogar, é importante reconhecer que eles são mercados muito diferentes. O preço cobrado é diferente e, por consequência, a filosofia do design também acaba diferindo muito. Os métodos de controle, em particular telas de toque contra botões de verdade, também criam experiências únicas para cada plataforma. Um tipo de aparelho representa o mercado casual, enquanto o outro atrai mais os gamers tradicionais. É importante não confundir os dois mercados. A Nintendo, percebendo isso, não está abraçando os mobiles porque eles são o futuro. Ela está apenas expandindo seus horizontes.

É fácil ver de onde vem a especulação. Jogos mobile estão em todo lugar, e nós vemos crianças jogando Angry Birds ou o que seja para onde quer que viremos os olhos. Isso é, de fato, diferente da infância que muitos de nós tivemos. E sim, jogos mobiles costumam ser ou baratos ou gratuitos, e é difícil competir com isso. Mas os portáteis não estão competindo com os mobiles na maioria dos aspectos, então existe muito espaço para os dois coexistirem. Então, cabeça erguida, fãs dos portáteis; o futuro para vocês ainda parece muito bom.

Fonte: CheatCC

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