A internet deu à luz um tipo totalmente novo de reviews para jogos: os vídeos Let's Play (Vamos Jogar). E apesar da maioria desses vídeos não serem criados com a intenção de ser uma peça crítica para os jogos, os espectadores costumam encará-los assim, decidindo se vão comprar ou não um jogo dependendo de como seu YouTuber favorito reage a um jogo enquanto joga.
"Isca de YouTube" é uma gíria que se refere à tendência de jogos que fazem de tudo para aparecer nos vídeos de canais populares para ganharem mídia. Exemplos de jogos assim incluem Surgeon Simulator, Five Nights at Freddy's e Goat Simulator. Provavelmente, a maioria dos jogos iscas não começou com esse pensamento, mas a sua habilidade de fazer as personalidades do YouTube como PewDiePie e Markiplier rirem ou gritarem feito menininhas contribuiu muito para que se popularizassem.
Os jogos iscas de YouTube geram algumas questões interessantes; os críticos perguntam se esse tipo de popularização não contribui para a existência de mais jogos nesse estilo - que priorizam gameplay semi-acabado e cheio de bugs ou sustinhos ao invés de dedicação e inovação. Dizem os críticos que jogos assim não passam de tentativas de ganhar uns trocos com a popularidade do YouTube, e a sua popularização acaba saturando o mercado com jogos de baixa qualidade.
É um raciocínio interessante, mas será que esses jogos são mesmo uma ameaça à "indústria de verdade" que deveria ser levada a sério? Ou será que é só uma moda que vai decair como todas as outras?
Jogos Inacabados Atraem Vídeos de Let's Play
Os games vêm brigando para serem levados a sério desde que foram inventados. Jogos como Goat Simulator, que tem toda a sua premissa baseada em bugs, física ragdoll e exploração limitada, com toda a certeza não são feitos para serem levados a sério; eles são feitos para fazer os jogadores rirem, não provocar reações emocionais profundas e complexas. O jeito inacabado do jogo é o seu charme - parece ter sido feito em um fim-de-semana, com controle de qualidade zero, mas é por isso que as pessoas jogam. Um Simulador de Bode de verdade, onde os jogadores participam da rotina diária de um animal de fazenda não parece nem um pouco interessante; a razão pela qual jogamos é o ridículo amplo, total e irrestrito de atirar um bode do topo de um prédio ou fazer ele ser arrastado por um carro pela língua.
Será que jogos assim estão realmente ajudando os jogos a serem reconhecidos como mídias sérias? Pode-se argumentar que jogos como Goat Simulator e I Am Bread são o Dadaísmo do mundo dos jogos, mas eu tenho outra ideia: esses jogos são feitos para ser divertidos e ponto final. Talvez alguns deles estejam querendo ganhar um troco através dos astros dos Let's Play, mas parcerias comerciais não são novidade nenhuma na indústria dos games - é só olhar para os comerciais de Doritos e Mountain Dew com personagens de Call of Duty ou os famigerados acordos de exclusividade para um ou outro console.
Até certo ponto, é sim um besteirol ganancioso. Mas será que chega a ser prejudicial?
Iscas de YouTube São Parte do Espectro dos Jogos
Talvez, de um jeito ou outro, os jogos iscas estejam fazendo mal à indústria. Jogos como Surgeon Simulator não inspiram muita seriedade de mentes mais críticas, mas eles fazem sucesso porque as pessoas gostam de jogar e de ver os outros jogando.
Jogos considerados iscas de Let's Play focam na diversão ao invés de reflexões profundas sobre o ser humano. E apesar de, claro, haver exemplos gritantes de jogos que tentam os YouTubers (The Forgotten Ones, por exemplo, é gratuito mas foi muito criticado por chegar a conter referências diretas a PewDiePie), a consequência disso não costuma ir além de pessoas xingando muito na Steam e a eventual realização do objetivo de ver um Let's Play com o seu nome.
Isca de YouTube Não É Um Gênero Sustentável
É improvável que os Let's Plays ganhem força como um gênero de jogo sólido. Mesmo que um vídeo do PewDiePie faça um jogo vender mais do que ele venderia sem a publicidade gratuita, a maioria assiste os vídeos dele pelo carisma do anfitrião, não para escolher quais jogos comprar. Por mais que jogos como Goat Simulator ganhem muita atenção no início, o número de jogadores caiu do pico de 10.000 para pouco menos de 2.000 em menos de um ano, e ele é citado como um expoente do gênero isca.
As pessoas vão jogar jogos bobos porque gostam deles. E apesar de Goat Simulator ter ganhado infâmia e uma hoste de filhos - tipo Grass Simulator - esses jogos simplesmente não tem força suficiente para manter o interesse do público depois que a novidade tiver dissipado.
Sim, jogos isca de Let's Play vão continuar buscando o holofote dos grandes YouTubers. Mas a menos que eles façam um esforço a mais, tipo os updates constantes de Goat Simulator ou as sequências regulares de Five Nights at Freddy's, esse fascínio não funciona como uma estratégia de longo prazo, e isso não faz bem aos negócios.
Fonte: GameRant
Imagens: GameSpot, GameSpot, Prima Games e PCGamesHardware.de